quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CURIOSIDADES SOBRE OS DENTES

CURIOSIDADES SOBRE OS DENTES

Do que são feito nossos dentes?
Os dentes são formados, em grande parte, de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos.

Cada dente é formado pela coroa e raiz. A coroa é revestida por esmalte que é o tecido mais duro do nosso corpo.

O AÇÚCAR CAUSA CÁRIE PORQUE AS BACTÉRIAS SE ALIMENTAM DELE E PRODUZEM ÁCIDOS QUE ATACAM OS DENTES.

AS FRUTAS SÃO ALIMENTOS AMIGOS DOS DENTES PORQUE AJUDAM NA REMOÇÃO DA PLACA BACTERIANA.

OS HUMANOS APRESENTAM DUAS DENTIÇÕES:

A DECÍDUA COM 20 DENTES

A PERMANENTE COM 32 DENTES


DICAS PARA TER DENTES SAUDÁVEIS:

· VISITAR O DENTISTA A CADA 6 MESES

· APLICAR FLÚOR

· ESCOVAR OS DENTES SEMPRE QUE COMER

· TROCAR A ESCOVA A CADA 3 MESES

· TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

RESPIRAÇÃO BUCAL


Dra. Rosana de Souza

RESPIRAÇÃO ORAL E DESEMPENHO ESCOLAR

COMO A RESPIRAÇÃO PELA BOCA AFETA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Alguns educadores, pais, médicos e dentistas já tinham percebido que certas crianças que respiram pela boca têm um desempenho escolar prejudicado.Tal suspeita foi confirmada por diversas pesquisas e observada em muitos casos ao longo do exercício da profissão tratando respiradores bucais em seus diferentes aspectos.

É certo afirmar que a melhor arma para amenizar os desconfortos do respirador oral é a orientação e conscientização dos pais, educadores e médicos por parte do cirurgião-dentista – profissional responsável pelo diagnóstico, tratamento e encaminhamentos do paciente respirador bucal.

· RESPIRADORES ORAIS TÊM DIFICULDADE DE APRENDIZADO – crianças que apresentam dificuldade de respirar somente pelo nariz, por obstrução nasal ou faríngea, coriza, espirros, problemas do sono (roncos, apnéia, sono agitado) decorrente de amígdalas e adenóide aumentadas, alergias, etc. – apresentam mais dificuldades de aprendizado e são mais indisciplinadas.

· AGITAÇÃO, AGRESSIVIDADE E DIFICULDADES NA LEITURA – na fase de alfabetização a criança já passou pela fase de socialização. Portanto, a dificuldade de relacionamento e agitação típica da idade deveria já estar sendo superada. “O que se nota no respirador bucal é uma dificuldade em manter a atenção e o controle, além de um ritmo mais lento na aquisição da leitura e escrita. Normalmente estas crianças ficam mais agitadas e agressivas com os colegas ou apresentam muita dificuldade de comunicação e se retraem”.

· UM FARDO QUE COLOCA EM RISCO A AUTO-ESTIMA INFANTIL - esta fase é importantíssima para o desenvolvimento e a história de todo aprendizado futuro. A auto–estima e a segurança perante o aprendizado estão em jogo. Como os problemas respiratórios são comuns nesta idade, este prejuízo pode marcar uma criança como uma incapacidade de aquisição e não apenas como uma dificuldade transitória que mediante tratamento pode ser ultrapassada.

· É IMPORTANTE PROCURAR AJUDA O MAIS CEDO POSSÍVEL – alguns adolescentes que apresentam problemas respiratórios ao longo da infância continuam sendo rotulados como alunos preguiçosos, agitados e desatentos durante toda sua vida escolar e futuramente repercutindo em sua vida adulta. Um fardo pesado, carregado por conta do desconhecimento dos pais e professores. Muitas vezes, eles subvalorizam o problema e procuram ajuda quando as dificuldades de aprendizagem já estão em fase mais adiantada e o aluno já não acredita na sua capacidade de aprendizado e controle.

· RESPIRADOR BUCAL E PROBLEMAS NOS DENTES – os problemas nos dentes e arcadas dentárias sempre estão presentes nos respiradores bucais e se agravam conforme a criança vai crescendo.

· SEMPRE É TEMPO DE PREVENIR – traga seu filho ao consultório para que possamos estar fazendo um diagnóstico e intervindo no problema o mais cedo possível, sempre prevenindo danos maiores e aumentando sua auto-estima. Crianças e adolescentes com dentes e arcadas bonitas têm maiores facilidades no convívio social.


Portanto procure um dentista !! ;)

DENTES DO CISO

Os sisos (ou terceiros molares) são os últimos dentes a se desenvolverem. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 16 aos 20 anos . Também são chamados popularmente de "Dente do juízo" ou "Dente Queiro".

O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente e outras vezes porque ele não erupcionou por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso.


Problemas

Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocação de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Os dentes do siso ficam presos no osso do maxilar em posições fora do normal, por vezes na horizontal, o que os impede de saírem de forma normal.

Se o terceiro molar permanecer dentro do osso, ele pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis lesões císticas.

Mas se o dente erupcionar parcialmente, ele pode vir a gerar um quadro infeccioso inflamatório, que é conhecido por pericoronarite, e tal quadro gera muita dor para o paciente, além de inchaço, mau odor e irritação local.

Além de todos estes itens, estes dentes ainda podem ser responsáveis por fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir os feixes nervosos, na dependência da sua posição dentro dos ossos maxilares.

Por ser responsável por tantos inconvenientes, estes dentes são geralmente extraídos, mesmo sendo dentes íntegros, ou seja, inteiros e sadios.

Os dentes do siso devem ser extraídos quando estiverem causando dor ou inflamação, quando o espaço não for suficiente na arcada dentária para a correta erupção deles ou quando estiverem mal posicionados dentro do osso.

Portanto, procure um dentista!! :)