quarta-feira, 16 de maio de 2012

IMPLANTE CONE MORSE COM CARGA IMEDIATA E UTILIZAÇÃO DO PRÓPRIO DENTE DA PACIENTE COMO TEMPORÁRIO


Resumo

Paciente com história de trauma e mobilidade no elemento 11.
Removido o elemento e instalado implante cone morse Neodent 3,5 x 9mm, enxerto ósseo particulado e componente protético(munhão universal 3.3x6x4.5).










Desgastado o próprio dente da paciente e utilizado como provisório.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cirurgia de Elevação do Seio Maxilar


Na atualidade podemos considerar a cirurgia de elevação do seio maxilar como um procedimento avançado de cirurgia mas que é necessário na rotina do implantodontista e que vem solucionar o problema de pneumatização  do seio maxilar.

Este problema acomete uma grande quantidade de pacientes desdentados por muito tempo na região posterior da maxila  e este procedimento torna o volume ósseo disponível para a instalação de implantes.

As técnicas modernas descritas para este procedimento sao consagradas, restando selecionar o melhor material para o preenchimento.
osso liofilizado = osso em pó que misturado a elementos do sangue(PRP) do paciente, é colocado na cavidade do seio maxilar.

Osso autógeno= osso do próprio paciente, removido de área doadora, triturado misturado ao PRP e colocado no seio.

Osso homólogo= osso do banco de tecidos= transplante ósseo.

PRP= plasma rico em plaquetas = coleta-se o sangue do paciente que, submetido a centrifugação, separa as plaquetas,que sao colocadas no seio maxilar, associado ao osso liofilizado ou osso autogéneo.

Escolhido o melhor osso no caso do paciente, o enxerto é colocado no seio maxilar para ganhar altura e espessura para colocação dos implantes.
A instalação dos implantes pode ocorrer no momento da cirurgia em alguns casos ou posteriormente numa reabertura após um período mínimo de 8 meses.

É um procedimento seguro, desde que seja seguido o protocolo para seleção do caso, realizados exames de raio x panorâmico, tomografia computadorizada e exames de sangue de rotina.

O seio maxilar deve estar livre de infecções e o paciente é medicado de acordo com a necessidade com antibióticos e antiinflamatórios.

O procedimento é realizado em um único tempo cirúrgico, com pós-operatório curto e menor risco de complicações para o paciente.


Corretamente realizado, um enxerto ósseo produz um osso vascularização tão bom quanto o natural e, por conseguinte, apropriado para situar implantes.

domingo, 25 de março de 2012

TRACIONAMENTO DE CANINO


A etiologia da impactação de caninos ainda permanece obscura. Os caninos percorrem um longo trajeto, desde sua formação até irromperem na cavidade bucal. As causas locais são as mais relacionadas como fatores associados à impactação dos caninos superiores.
Os caninos superiores permanentes desempenham um importante papel no estabelecimento e manutenção da forma e função da dentição, sendo sua presença no arco dentário fundamental para o estabelecimento de uma oclusão dinâmica balanceada, além da estética e harmonia facial.
O diagnóstico precoce pode minimizar os problemas resultantes da impactação de caninos impactados, tais como reabsorções radiculares destes dentes e dos incisivos laterais. A elaboração do plano de tratamento e os procedimentos cirúrgicos e/ou ortodônticos dos dentes com este tipo de complicação, dependem do dente envolvido e da sua posição em relação aos dentes adjacentes. No aspecto periodontal, a estética, restabelecimento da função e saúde do periodonto ao final do tratamento estão intimamente relacionada com o planejamento e a forma de tratamento escolhida pelo ortodontista.
Assim, dada a sua importância no arco dentário, diante de uma impactação do canino superior permanente, esforços deverão ser empregados para manter o dente evitando sua extração.




A medida que o caso for evoluindo postarei mais fotos.