Os sisos (ou terceiros molares) são os últimos dentes a se desenvolverem. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 16 aos 20 anos . Também são chamados popularmente de "Dente do juízo" ou "Dente Queiro".
O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente e outras vezes porque ele não erupcionou por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso.
Problemas
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocação de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Os dentes do siso ficam presos no osso do maxilar em posições fora do normal, por vezes na horizontal, o que os impede de saírem de forma normal.
Se o terceiro molar permanecer dentro do osso, ele pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis lesões císticas.
Mas se o dente erupcionar parcialmente, ele pode vir a gerar um quadro infeccioso inflamatório, que é conhecido por pericoronarite, e tal quadro gera muita dor para o paciente, além de inchaço, mau odor e irritação local.
Além de todos estes itens, estes dentes ainda podem ser responsáveis por fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir os feixes nervosos, na dependência da sua posição dentro dos ossos maxilares.
Por ser responsável por tantos inconvenientes, estes dentes são geralmente extraídos, mesmo sendo dentes íntegros, ou seja, inteiros e sadios.
Os dentes do siso devem ser extraídos quando estiverem causando dor ou inflamação, quando o espaço não for suficiente na arcada dentária para a correta erupção deles ou quando estiverem mal posicionados dentro do osso.
Portanto, procure um dentista!! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário