segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rinite

Rinite pode causar problemas de mastigação, deglutição e fala
Pesquisa da USP reforça que pacientes que sofrem desta doença devem ser tratados por uma equipe multidisciplinar composta, inclusive, por Cirurgiões – Dentistas.
Por Mariana Pantano

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 47 milhões de pessoas sofrem de diversos tipos de rinite. No outono, os casos aumentam pelo menos 40%.As principais causas da rinite alérgica estão ligadas a fatores ambientas em que alguns antígenos como, por exemplo, ácaros, pelos ou poeira, podem desencadear uma crise.
Os principais sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais de 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. A doença pode levar a pessoa a respirar de forma errada. Além disso, pode influir na mastigação com movimentos incorretos e dificultar na hora de engolir a comida.

A fim de investigar outras disfunções da rinite alérgica, uma pesquisa divulgada pela Faculdade de medicina da USP (FMUSP), de autoria da Fonoaudióloga Catiane Maçaira de Lemos, comparou as funções orofaciais de respiração, mastigação, deglutição e fala, além da oclusão dentária em 150 pacientes, com idade entre 6 e 55 anos de idade. Metade tinha respiração nasal (sem queixas, sintomas ou sinais obstrutivos) e a outra metade tinha rinite alérgica.
As dificuldades encontradas durante a pesquisa foram respiração oral na maioria das crianças, adolescentes e adultos; mastigação com a boca aberta verticalizada e com presença de amassamento do alimento com a língua em vez da trituração: projeção anterior de língua durante a deglutição; e grande porcentagem de má oclusão dentária. ”Embora haja uma tendência natural de melhora na maneira de respirar, ou seja, quanto mais velha é a pessoa, melhor ela respira, isso não foi observado em quem tinha a doença”, ressalta a pesquisadora.


Quase 83% das crianças com rinite respiravam pela boca, 97% dos adolescentes apresentaram esse tipo de respiração, atingindo a totalidade (100%) nos adultos, ou seja,em pessoas com rinite,houve uma piora na forma de respirar.No grupo de pessoas sem a doença, todos mastigavam corretamente.Foi possível concluir que 80% dos participantes que tinham rinite mastigavam de forma incorreta.
Segundo a Fonoaudióloga, o sintoma mais comum na rinite é a obstrução nasal. ”è isso que leva á postura de lábios abertos e á de língua rebaixada, causando a flacidez da musculatura de lábios, língua e bochechas. Esta flacidez gera os problemas funcionais”, explica.
Catiane Lemos afirma que o achado mais importante do estudo foi que estas alterações não regrediram com o avanço da idade. ”Na verdade, em algumas funções, os adultos tiveram porcentagem até maior de alterações e presença de queixas adicionais com dores e estalos na ATM.Isso mostra que estes pacientes permanecerão com estas alterações caso não sejam acompanhados por uma equipe multidisciplinar ( composta por Cirurgiões – Dentistas, Otorrinolaringologistas e Fonoaudiólogos).Não podemos esquecer de que a incidência de rinite alérgica aumenta a cada ano no mundo todo”,finaliza.
Share |
Postado por Odontomania às 18:52
Marcadores: curiosidades odontológicas, rinite, saúde bucal, saúde geral
Reações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário